sábado, 14 de abril de 2012

Panelas

Acordamos e como sempre securamos nosso celular e ficamos falando com o pessoal. Terminamos q saimos novamente depois da hora do almoço. Fomos logo indo tirar nosso Social Insurance Number (SIN). Chegamos lá, o rapaz que deu a entrada na papelada, disse q o tempo de espera deveria ser em torno de uns 40 minutos. Fomos pro local de espera, onde já tinha alguns outros imigrantes. Aproveitei pra escrever no blog enquanto esperava. Não pareceu demorar e uma mulher nos chamou para fazermos o SIN. Pedimos pra ela falar em inglês (como pedimos em todos os outros cantos, Pardon Cecile). Deu tudo certo e saimos de lá já com o número em mãos, o cartão chega depois pelos correios. Não devemos andar por aí com esse SIN, nem dizer o número pra qq um q pedir, tem uma lista de orgãos q realmente precisam dele e outros q não. Alguns mal intencionados podem se usar dele e terminar nos queimando no mercado, pois é guardado um histórico (parece um Serasa permanente).

Depois fomos almoçar, andando pela rua passamos por uma Subway. Fomos lá, resolvi tentar pedir em frânces. Pedi, não entendi muita coisa q o cara tava dizendo. Diana me disse q no sanduíche dela ela não queria pimentão e cebola. Tentei explicar isso pro cara, terminou q ele entendeu q no meu sanduíche eu só queria isso de complemento. Depois da besteira feita, diana ficou apontando pra ele oq ela queria no dela. Tive q tirar o excesso de pimentão do meu né, kkkkkkkk. Depois de lá já fomos em outro banco tentar abrir nossa conta, já tavamos com toda a papelada necessária, então... Fomos lá demos entrada, mas aqui parece q essas coisas precisam de agendar uma data pra conversar, então agendamos.

Fomos então comprar panelas e coisas para fazermos comidas, pq nem o bolso nem o estômago ia aguentar comer fora o tempo todo. Também queriamos travesseiros, pq não trouxemos o nosso q já estavamos acostumados, uma pena diga-se de passagem. Entramos numa lojinha, perto do dolarama q haviamos comprado nossas coisas, q também vendia as coisas bem baratinhas. Compramos lá frigideira, panela de pressão, travesseiro e várias outras coisas pra cozinha. Finalmente poderiamos cozinhar. Faltava só a comida. Voltamos pra casa, deixamos essas compras lá e retornamos pra perto de onde tinhamos acabado de fazer as compras, pois havia por lá um supermercado. Compramos alguns temperos (precisamos da ajuda de um tradutor, no caso o celular, afinal como é manjericão em francês?), frutas, ovos, pães... Não pudemos comprar muita coisa, pois oq temos em casa é um frigobar, então não ia caber, já tem algumas comidinhas q trouxemos do Brasil. Mais uma vez foi complicado de carregar as coisas, o cara botou tudo dentro de uma caixa e fui trazendo de onibus. Aqui é interessante q o pessoal faz de tudo pra não ser usado sacolas plásticas, afinal eles são bem antenados a essas coisas de reciclagem e tal. Então toda vez perguntam se queremos sacola ou não, nas compras.

Chegando em casa, diana fez algo pra nos lembrarmos um pouco mais do nosso bom e velho Brasil: Cuzcuz. Comemos e mostramos para alguns de nossos amigos. Ao mesmo tempo fiquei sabendo da derrota da barbie para o Fortaleza. No dia anterior esqueci de dizer, mas consegui assistir o jogo do Sport pela internet (Com Rembrant Junior narrando), por um link q Diego me passou. Era melhor nem ter assistido né. Conversamos mais com amigos e familiares. Foi um dia produtivo, resolvemos e compramos coisas, a casa ficou bem mais arrumada. Graças a Deus as coisas estão fluindo.

Paraíso chamado Dolarama


Mais um dia se iniciou e decidimos de sair pra comprar as coisas para nossa casa. Precisavamos de várias coisinhas, então fomos onde já conheciamos de outras datas: Dolarama. Antigamente era tudo por 1 dolar, agora tem mais itens por $1,25 $1,5 e $2. Mas antes de comprar as coisas fomos almoçar e oq tinha perto do Dolarama???? McDonalds !!! a tentação falou mais alto e almoçamos por lá. Depois de almoçados fomos comprar as coisas. Lá tem muita muita coisa mesmo, compramos várias coisas, compramos lixeiro, facas/gafo/colher de inox, pá, vassoura, prato, escorredor, tupware, esponjas, cortina de banheiro, cabides, facão, até macarrão, tesoura corta tudo, super bonde, detergente... Ruim só foi pra carregar essas coisas, mas conseguimos. Não tavamos ainda ligados como achar uma parada de onibus, ficamos parados em um lugar achando q era, mas o onibus não parou. Um detalhe importante é q aqui não se "dá a mão" pro onibus parar, se vc está na parada, ele para. Isso pq na maioria das paradas só passa um onibus, pq é bem esquematizado aqui. Então já q ele não parou, fomo andando e achamos uma parada, ótimo. Fomos pra casa e chegando já deixamos as coisas e descemos pro escritório do senhorio. Então assinamos finalmente o contrato de locação e ela nos passou todas as regras do prédio.

Com contrato de locação em mãos, saímos para tentar fazer nosso Social Insurance Number (uma espécie de CPF canadense). Fomos até o lugar, mas já tava fechado, afinal já era mais de 16h. Ainda demos uma passadinha em um dos bancos canadenses para ver oq precisavamos pra fazer uma conta, agendamos com a mulher lá uma visita pro outro dia (terminamos nem indo, kkkk). Então voltamos pro centro e fomos procurar algo pra diana andar no frio. Não tivemos muito sucesso. Resolvemos ir comer, então queriamos (diana) algo diferente de sanduíche, vasculhamos, vasculhamos, oq achamos? Uma lanchonete italiana. Diana comeu uma macarronada e eu Pizza. Andamos mais um pouco e antes de voltarmos fomos no Tim Hortons e tomamos um cafezinho. Tinha vários tamanhos, pedi um café médio, não dizia lá qtos ml. O cara perguntou se o meu era Puro (sem mais nada), eu disse q sim. Percebi um certo ar de espanto dele, mas tudo bem. Depois qdo peguei o café percebi oq era, aquilo devia ter uns 300 a 500ml de café, kkkkkk. Logicamente não aguentei tudo. Voltamos pra casa, arrumamos as coisas. A casa foi ficando cada vez mais com cara de casa. Depois fizemos contato com a família e amigos. Dia curto ein? mas com muitas coisas novas pra nós. Uma coisa q percebi é q aqui a maconha rola solta no meio da rua. O pessoal fuma tranquilamente andando durante o dia, afinal vi alguns fumando e em outros lugares senti o cheiro forte. Acho q com essa informação alguns de vcs vão querer vir mais rapidamente ein, kkkkkkkkkk.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conhecendo o centro


Agora ja com nossos celulares em maos e um pouco menos cansados fomos conhecer um pouco a cidade. Acordamos tarde, entao decidimos esperar dar duas horas pra assinarmos o contrato do nosso Ap, pois qdo chegamos era um feriado, entao naum tava funcionando essa parte. E no caso la o senhorio fica disponivel de 14h as 19h. Entao esperamos dar a hora e ficamos tirando as coisas da mala e tb securando nos celulares, enquanto falavamos com alguns no brasil.

Deu a hora e descemos prontos para assinar o contrato e sair pela cidade. Quando chegamos no terreo onde fica o escritorio nao tinha ninguem, entao decidimos sair e depois resolvermos isso. Saimos pela rua, tava chuviscando um pouco e fazendo um friozinho de uns 4 graus. Ainda nao tinhamos roupas adequadas, entao iamos sair pra procurar tb. Fomos ate o centro na estacao McGill e andando pela cidade subterranea fomos logo comer algo. Havia esquecido de comentar no post anterior, apos sairmos da subway no jantar, paramos num mercadinho (esqueci o nome certo), la compramos algumas coisas para sobrevivencia em casa (papel higienico, pao, agua, queijo, manteiga). Entao nosso cafe foi pao com queijo + suco de laranja. No almoco andando em outra praca de alimentacao da cidade subterranea avistamos algo q gosatavamos (tinha comida coreana, mexicana, japonesa, chinesa, italiana, vietnamita, indiana e outra q naum conssguimos identificar) Burguer King.

Apos comermos fomos conhecer um pouco mais o mundo dentro da cidade subterranea. Tem de tudo por la, qdo estiver extremamente frio q nao der pra sair pela rua, da pra sobreviver por la. Compramos uma especie de protetor para as pernas de diana, por causa do frio. Depois compramos uma calca chamada de segunda pele pra Diana. Vc bota ela e depois bota sua calca normal pra lhe proteger mais ainda do frio (foi 5 dolares). Uma coisa interessante daqui (no estados unidos tem tb) eh q qdo vc compra algo, na hora de pagar eh q as taxas sao somadas ao preco. Entao se vc vai comprar algo q ve na vitrine por 10 dolares, na hora de pagar vai ser $10 + taxas. Aqui se pagam duas taxas (impostos), q somadas dao mais ou menos 15% do valor do produto. Em tudo eh assim (comida, eletronico, roupa, ingresso...). Andamos andamos andamos e depois fomos pra casa. Dessa vez pegamos um caminho diferente q por sinal era mais rapido. Pega um metro da linha verde e depois troca para o da linha laranja e depois pega o onibus. Nesse caso anda menos de onibus e mais de metro, por isso eh mais rapido.

Chegando em casa a noite, ficamos conversando com amigos ate tarde. Comemos o nosso paozinho de caixa com queijo (sem manteiga pq nem faca tinhamos ainda). Arrumamos um pouco mais nosso Ap, mas ainda as malas estavam pelo meio da casa. E esse foi o fim do nosso segundo dia aqui em Montreal (chato ne? Sem muitas aventuras). Esse post escrevi no celular, por isso desculpem a falta de acentuacao e algumas palavras emboladas.

Primeiros passos


Aos que viram nosso primeiro post, perceberam q nossa viagem foi cansativa. Cansaram até de ler, kkkkk. Quando Filipe nos trouxe no nosso AP, estavamos com fome, já era hora do almoço, ele nos perguntou se não queria q ele nos levasse no Centro. Então só deixamos a mala e fomos com ele. Ele nos deixou numa espécie de shopping, q fica numa cidade subterrânea. No caso no centro são vários lugares interligados por baixo da terra, com várias lojas e vários andares, inclusive com o metro passando. Então qdo é muito frio vc nem precisa andar pela rua, sai por lá e faz de tudo. Lá mesmo encontramos uma das milhares (exagero) de praça de alimentação, e fomos logo onde? onde? no McDonalds q já sabiamos q a comida prestava (prestar no sentido de ser gostosa, kkkkkk). Comemos e fomos logo numa loja chamada Dolarama (antigamente era tudo por 1 dolar, agora colocaram mais coisas tb por 1.25 , 1.5 e 2.0 dolares). É bem grande, só olhamos a variedade.

Depois saimos do subterrâneo e fomos pelas ruas mesmo, estavamos a procura de operadoras de celular (algumas já haviamos visto em alguns quiosques dentro da "cidade subterranea"). Fomos logo na loja da Rogers (uma das grandes operadoras daqui), pois já conheciamos de Toronto, onde inclusive tinha feito minha conta de celular antiga. Chegando lá fiquei doidinho pelos modelos de celular, diana já queria o Iphone 4s, então não teve nem dúvida. Eu, fiquei na dúvida do Samsung Galaxy S2 LTE e o Nexus (celular da google). A atendente Stephanie, foi gente fina conosco e explicou tudo direitinho. Ela falou do plano família, no caso pra mim e diana, onde poderiamos ligar de graça de um pro outro e outras coisas a mais. Ela falou q fazendo o plano ganhariamos um xBox 360 + kinnect, o iphone 4s era por volta de 150 dolares e o galaxy S2 uns 80 dolares. Dissemos que iamos olhar as outras e caso gostassemos voltariamos. Fomos na Bell, Fido e Virgin Mobile. O preço dos celulares era parecido e os planos tb. Então qual escolhemos???? Voltamos pra Rogers e pegamos um Iphone 4s e depois de um pequeno teste com o S2 e o Nexus, fiquei com o S2. Para nossa alegria o S2 saiu de graça, então só tivemos q pagar o preço do iphone e ainda ganhamos o xbox 360 + kinnect q vai chegar depois (não tem pressa, até pq não temos tv ainda). Fizemos nosso contrato por 3 anos (q é o padrão daqui). O primeiro mês a internet tá sendo ilimitada, depois vai ter limitação de tráfego.


Depois de comprar o celular, já era tarde, por volta das 19h00. Então fomos voltar pra casa, afinal ainda não haviamos descansado da viagem. Saimos procurando a estação, depois de algumas idas e vindas, pergunta daqui, pergunta dali, achamos. Compramos nosso VEM, quer dizer nosso cartão para colocar créditos de passagem. Pagamos o valor mensal, oq nos dá direito a usar onibus e metro a vontade, qtas vezes quisermos durante o mês. Podemos subir e descer do busão, pegar outro, como quisermos, dá pra se perder a vontade. Então entramos na estação de Metro (se não me engano foi na Peel station) e andamos até a estação Papineau. De lá pegamos o busão (45) q vem para nossa casa, o busão para quase em frente.

Qdo chegamos deixamos só as caixas do celular e o notebook q haviamos levado em casa, fomos sair pra jantar. Saimos andando pela rua, procurando algo aberto q vendesse janta. Andamos, andamos, andamos até chegar em algo q vendia oq sabiamos q gostariamos, Subway. Entrando na subway, um problema, escolher as opções, se já no Brasil me enrolava pra pedir, imagina em inglês (francês nem se fala). E eu lá sabia direito oq queria, fui falando e apontando, até pq só sabia o nome de alguns. Conseguimos pedir, o sanduíche estava muito bom, diana achou melhor q o do Brasil. Eu, já nem sei, não lembro. Então terminamos e voltamos pra casa, detalhe tava um friozinho de 9 graus e nós sem as roupas adequadas, só um casaquinho mixuruca. Deu pra chegarmos vivos em casa, congelando, mas deu, kkkkkkk.

Chegando em casa aí é q fomos ver oq tinha nela. É uma sala, q tem um sofá cama, uma mesinha, um fogão 4 bocas, frigobar dentro do armário, uma pia, vários armarios na parede ( em volta da pia, frigobar e fogão), uma comoda. Tem também o banheiro com privada, pia e banheira, tem uns armarioszinhos lá tb. Resumindo pequena, mas dá pra nós dois começarmos. Fomos olhar as malas e as coisas q estavam nelas. De cara percebemos q das 4 malas trouxemos, todas com cadeado, duas já não tinham mais cadeados. Tiramos algumas coisas, o basico pra tomar banho e forrar a cama. Depois de tomar banho, ficamos foi securando os celulares ao mesmo tempo q falavamos com o pessoal (família e amigos) via facebook, skype, gtalk, msn, email. Conversando com minha mãe, o celular descarregou :'( . Então chegou o final do primeiro dia por aqui, foi cansativo, mas bom, afinal nossa aquisição nos deixou felizes, pois nos deixou menos distante do pessoal do Brasil, q nos deixou com muita saudade.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Viajando à Montreal


Resolvemos criar esse blog para deixar nossos familiares e amigos sabendo como está sendo nossa vida aqui, como estamos nos adaptando e nos virando.

Para começar, vamos falar um pouco de como foi nossa vinda. Para os que preferem a versão curta da história, aí vai: Chegamos bem, a viagem foi bem cansativa afinal só chegamos em nossa casa aqui em Montreal por volta das 12h00 (lembrando que aqui é uma hora a menos que no Brasil, pois estamos em horário de verão - q verão é esse q não sei?). Para os que gostam dos detalhes segue abaixo:

Nossa despedida com o pessoal foi muito difícil, muitos momentos vividos com cada um dos q estavam lá q ficavam passando em nossas cabeças. Não conseguimos conter as lágrimas no último abraço em cada um. Também não esquecendo dos q, por algum motivo, não puderem ir ao aeroporto. Temos um amor enorme e nos sentimos muito muito amados, oq nos dará uma forcinha no começo. Enfim, terminamos embarcando (antes de entrar no avião ainda deu tempinho de usar a Net sem fio da Infraero pra postar um recado pra galera). Meus olhos tavam pesados de sono (me engana q eu gosto) por isso no vôo tentei dormir um pouco, não tive muito sucesso, afinal as memórias vez ou outra atrapalhavam o sono. No primeiro vôo que pegamos tinha direção para São Paulo pela TAM, nossa comida lá dentro foi bolachinha + cookies + refri.

Chegando em São Paulo tentamos logo verificar o nosso próximo vôo, chegamos lá por volta das 16h00. Quando fomos na United Airlines estava tudo fechado, presumimos q era pq os check-in ainda iam demorar a começar. Então fomos procurar um lugar para comer. Aeroporto de Guarulhos, para quem tá acostumado com o de Recife, é muito grande. Então haja ir para um lado ao outro (são chamadas de Asa A, B, C, D e Terminal 1, 2). Aquele aeroporto deve ser umas 3 vezes o de Recife. Enfim, achamos um lugar para comer, McDonald, kkkkkkkkk, aí começou nossa vida de gringos. Depois de comer fomos numa lan house da Telefonica (pq nenhum rede wifi era aberta/gratis) e postamos no face em 4 minutos, afinal lá é 40 centavos o minuto, então fomos rápidos, kkkkkkk.

Depois disso fomos resolver o nosso próximo vôo São Paulo - Newark (Nova YorkNova Jersey), chegamos na United e fizemos o check-in tranquilo, sem stress. Não precisamos tirar nossas malas em São Paulo, eles mesmos fizeram a conexão delas (q bom, pq afinal tava com mais de 32 kilos as 4 malas). Depois do check-in resolvemos comprar um cartão da Telefônica (Speedy) que nos daria acesso a internet sem fio por duas horas (a facada era de R$18). Isso já era mais de 18h00 e nosso entrada para o embarque era 20h10. Foi nesse tempinho na internet q nos emocionou novamente, afinal fomos vendo oq o pessoal tinha postado no facebook, as fotos e as lembranças foram voltando. Conversamos ainda com vários oq aumentou a emoção. Vimos até o video de Luquinhas q nos emocionou mais ainda. Deu a hora e prosseguimos para o embarque.

Quando entramos no avião da United q nos levaria para NYNewark, fiquei doidinho, afinal cada poltrona tinha uma TV a sua disposição. Nessa TV, com touch screen, vc poderia escolher oq queria fazer, se assistir, jogar, escutar música. Tinham diversos filmes recentes, q me deixou mais empolgado, pensei de passar as 9 horas de viagem só assistindo. Qdo decolamos comecei assistindo "Sherlock Holmes 2" (dublado), diana tb na tv dela, mas como sempre pegou no sono, kkkkkkk. No meio do filme chegou nossa refeição (chicken or beef?), fui de galinha. Era uma saladinha, galinha, bolinho e pão. Comi um pouco da salada (pra surpresa de alguns q estão lendo), mas dei boa parte pra diana. Continuei assistindo o filme, no final já tava quase dormindo (não culpa do filme), acabou tentei dormir. Dormi um pouco, mas diana tava um pouco agoniada e se mexia um bucadinho, então acordei. Terminei indo assistir outro filme "Cada um tem a gêmea que merece".  No final tentei dormir novamente, mas já era hora de comer novamente. Era um croissant + frutas, dei as frutas pra diana fiquei só no croissant. Enfim chegamos em Newark.

Tivemos que recolher nossas mala para passar na alfandega americana. Qdo pegamos elas da esteira, percebemos q uma delas já havia sido danificada (quebraram o pé de apoio da bichinha, q agora mal fica em pé, foi mal mãe). Pagamos e pegamos 2 carrinhos para carregar todas as malas. Tivemos que preencher uma papelada para alfandega dos Estados Unidos, um dos itens do formulário perguntava sobre comida, se estavamos levando alimentos. Mesmo sabendo da possível bronca, dissemos que sim, afinal tavamos levando um pedaço do bolo que a Mãe de Janete fez, um pedaço do bolo que Dora fez + brigadeiros de Janete, castanhas, um pedaço do Ovo de pascoa q Sandra e Simone deram, trufas q minha tia Sirleide nos deu, goiabas q meu pai comprou e minha mãe empacotou, tudo isso numa bagagem de mão. Por dizer que estavamos levando isso fomos encaminhados para um local onde seria revistado tudo isso (ficamos com medo pois também trouxemos 6kg de feijão + 4kg de Fubá q tavam espalhados nas outras malas). O cara perguntou dissemos a ele sobre o bolo da bagagem de mão e q estavamos indo para o canadá, então ele meio q deixou pra lá e só deu uma olhadinha rápida nas nossas bagagens de mão. Graças a Deus sem stress.

Fomos então para pegar o vôo para Montreal, nesse momento já era umas 7h de lá e tinhamos que embarcar às 7h35, a fila era imensa. Fomos pra fila e em um determinado momento, diana se inquietou e disse pra falarmos com alguém, fui lá e falei com uma mulher q vendo a hora do vôo nos passou pro início da fila. Finalmente passamos e fomos para área de embarque. Se o aeroporto de são paulo é grande, o de NY é um mundo, cabem vários de são paulo dentro (e de Recife nem se fala). O embarque atrasou um pouco só fomos começar a entrar mesmo no avião umas 8h15 (9h15 no Brasil). A duração do Vôo foi de 1h30, só nos foi servido refrigerante, pior q a Gol, kkkkkk. O avião era pequeno, mas chegamos bem.

Chegando em Montreal retiramos nossa mala, não precisamos pagar pelo carrinho. Seguimos para a imigração. Fomos direcionados para um lugar q estava vazio. Chegou lá depois uma mulher que foi verificar os documentos, tentei ser simpático, mas nem isso fez a mulher abrir o semblante (devia tá era dormindo, kkkkkk). Falamos em inglês, qdo ela perguntou quem era o requerente principal, eu disse diana, aí ela perguntou se ela falava, eu disse q ela entende mais doq fala. Aí ela disse, como ela pretende morar aqui se nem fala nada. Chega gelamos, pensei rapidamente q ela ia nos mandar embora. Eu disse q ela falava frânces, aí a mulher falou nem lembro oq com diana, e graças a Deus diana soube responder, ufa. Aí a mulher sossegou e continuou falando. Perguntou qto estavamos trazendo, qual era o valor das coisas da mala, tudo e finalmente nos aceitou. Depois ficamos esperando um oficial de imigração que nos agendaria uma data para tirarmos alguns documentos. Essa oficial nos informou algumas coisas e então saimos. Na saída fomos procurar por Felipe, um brasileiro q faz o transporte de pessoas do aeroporto para o seu destino. Gente boa ele, no caminho perguntamos várias coisas e ele nos trouxe em casa. Finalmente chegamos em casa por volta das 12h00 de Montreal. Só fizemos deixar nossa mala aqui e saimos para o centro para almoçar, Felipe foi gente boa e nos levou.

No próximo post eu explico oq fizemos esses dias por aqui. É isso, me desculpem se esqueci algum detalhe, kkkkk. Saudades.